Reunião Anual

2017 

Fraternalmente, 

Cleytiane da Silva Lima

Grande Guardiã do Grande Conselho Guardião da Bahia 2016-2017, detentora do Grau de Púrpura Real

Grande Conselho Guardião

 

Em uma jurisdição com um mínimo de 140 membros e 5 Bethéis possuidores de Carta Constitutiva, pode-se solicitar ao Supremo Conselho a organização de um Grande Conselho Guardião. No ano de 2014, em 19 de outubro, foi instalado o Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia das Filhas de Jó Internacional com Carta Constitutiva outorgada na mesma data.

A autoridade um Grande Conselho é concedida por sua Carta Constitutiva e limita-se a sua jurisdição. O objetivo desta organização é ser suprema em sua jurisdição em todos os assuntos concernentes aos Bethéis, Conselhos Guardiões e seus próprios assuntos, no entanto, basea-se e segue fielmente as leis das Filhas de Jó Internacional.

Um Grande Conselho Guardião é comporto por seus Oficiais, Pasts Guardiãs e Guardiões Associados de Bethéis da jurisdição, os cinco membros executivos dos Conselhos Guardiões de Bethéis possuidores de Carta Constitutiva e sob dispensa e todos os membros do Supremo Conselho Guardião residentes em sua jurisdição que tenham sido eleitos para associação ao GCG.

Cleytiane da Silva Lima

Grande Guardiã 2016-2017

Oficial Executiva do GCG -BA

Além de suas atribuições usuais como Grande Guardiã e, portanto, Oficial Executiva, durante a Reunião Anual, cabe à Grande Guardiã presidir as reuniões, debates e eleições que ocorrerão durante esta reunião e certificar-se que as leis do Supremo Conselho Guardião e Grande Conselho Guardião estão sendo cumpridas. Além disso, deve submeter um relatório escrito na Sessão Anual sobre a condição da organização.

O Concurso

Sessão Anual

 

A Sessão Anual do Grande Conselho Guardião, a Grande Sessão, deve ocorrer obrigatoriamente em hora e data previamente acordados pelo GCG-BA e é o momento onde a nova Diretoria Executiva deve ser eleita e os demais Oficiais são nomeados pela Grande Guardiã que estiver assumindo.

Devido a grande adesão da jurisdição baiana ao evento, este acontece paralelamente com outras atividades da Ordem, como o Concurso de Miss Filha de Jó Bahia, a seleção e instalação do Grande Bethel da Bahia e a instalação do Grande Conselho Guardião. Ambas as instalações devem ser realizadas antes do encerramento da Sessão Anual.

Eleições

 

As Filhas de Jó pertencentes aos Bethéis da jurisdição baiana que desejam participar da seleção do Grande Bethel da Bahia 2017-2018 devem ser um membro regular de seu Bethel e ter entre 18 e 28 anos e não ter se casado ou estado grávida. No caso de Membro de Maioridade, deverá estar ativo com as atividades da Ordem.

Atendendo aos critérios de elegibilidade dispostos no Edital, as Filhas que desejam participar devem preencher a ficha de inscrição e responder ao questionário. Uma carta de recomendação assinada pela Guardiã do Bethel (digitalizada) deverá ser enviada logo após a inscrição ser efetuada, para o email da Presidente do Comitê da Seleção do Grande Bethel

Ao preencher a ficha de inscrição, a candidata declara concordar e ter conhecimento de todos os procedimentos explicitados nos editais e atos acerca do concurso.

Comitê de seleção do Grande Bethel da Bahia

 

Para obter um resultado satisfatório na seleção as candidatas devem:

  • Estudar atenciosamente a Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional na sua versão mais atualizada em português;

  • Estudar atenciosamente o Ritual das Filhas de Jó Internacional (e suas alterações) na sua versão mais atualizada em português;

  • Reconhecer e estar cientes de todas as regras, regulamentos e manuais da seleção.

Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para visualizar.

Ritual das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para visualizar.

Versão E-book (Inglês). Clique aqui para comprar.

Constituição, Estatuto e Manual de Regras e Regulamentos do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para visualizar.

Para obter um resultado satisfatório no concurso as candidatas devem:

Manuais, atos, decretos e comunicações da seleção do Grande Bethel da Bahia 2017-2018

Biblioteca de arquivos

Materiais de estudo (atualizados)

Guia de Estudo

O Guia de Estudo busca  incentivar a pesquisa e o estudo do ritual e Constituição dos membros da jurisdição. situar as dúvidas existentes dos membros da jurisdição, buscando elucidar as questões suscitadas e encorajar o desenvolvimento da criatividade durante a aplicação do guia.

Bethel Empreendedor

O Bethel Empreendedor busca incentivar o desenvolvimento de competências das Filhas de Jó, tias e tios e dinamizar a rotina de trabalho visando alcançar resultados de excelência por parte de todos os Bethéis da Bahia.

Cargo da Semana

O Cargo da Semana busca incentivar a pesquisa e trabalho que cada cargo pode desenvolver, demonstrar a importância de cada cargo e auxiliar no desenvolvimento da visão sobre as diversas possibilidades que um cargo pode possuir e sua aplicabilidade no meio social.

Projetos do Grande Bethel da Bahia 2016-2017

O Grande Bethel da Bahia trabalha em prol do crescimento e fortalecimento das Filhas de Jó Internacional e  por isso promove projetos para incentivar uma participação cada vez mais efetiva de todas as Filhas do estado. No ano de 2012, foi aprovada pelo então Conselho Guardião Jurisdicional, a Campanha Social das Filhas de Jó da Bahia, a Campanha em Combate a Violência Contra a Mulher, vigente até então. Durante a gestão 2016-2017, a Honorável Rainha do Grande Bethel da Bahia, Rafaella Delmondes, divulgou outros três projetos como parte da frente de trabalho do Grande Bethel e o Grande Conselho Guardião lançou o Projeto Bethel Empreendedor.

Filhas de Jó em Minha Vida

Evidenciar os pensamentos, propósitos e anseios dos membros da jurisdição, sejam eles membros ativos, membros de maioridade ou, ainda, membros dos CGB do estado e relacionar a apresentação dos membros com a campanha estadual de combate a violência contra a mulher, com o intuito de divulgar o papel ativo da Ordem na sociedade baiana, com o comprometimento e expansão da atuação na comunidade.

Campanha Social

Como uma organização feminina, as Filhas de Jó Internacional visa o aperfeiçoamento moral de seus membros. Partindo desse pressuposto, surge no ano de 2012 a campanha em combate à violência contra a mulher, cujo principal objetivo é explanar essa triste realidade que, já considerada pela ONU como um surto global, ainda está presente na realidade baiana.