Seleção Grande Bethel da Bahia

2019-2020

Minhas irmãs da Bahia,

               Mais um ciclo do Grande Bethel da Bahia está chegando ao fim e, como de costume, um novo está prestes a começar e todas, e cada uma de vocês, fizeram e fazem parte disso.

          O Grande Bethel da Bahia é um corpo em constante evolução e também uma enorme oportunidade de crescimento pessoal e coletivo que nossa organização nos oferece. Participar da seleção do Grande Bethel é apenas o primeiro passo e os demais são tão gratificantes quanto: conhecer novas irmãs e novos Betheis, viajar, conversar, doar amor e atenção e receber em dobro tudo aquilo que é ofertado, mas acima de tudo, para mim, ser membro do Grande Bethel da Bahia é gratidão, magia e inspiração.

            Desde já, sou grata pelo desejo de vocês em fazer parte dessa história construída desde 2014 (ou mesmo antes com o Bethel Jurisdicional) e espero que a magia envolvida no trabalho em prol de algo que se acredita inspire vocês à construir as novas histórias das Filhas de Jó da Bahia.

          Seguiremos juntas, pois JUNTAS SOMOS NÓS. Juntas fomos somos e seremos Grande Bethel da Bahia trabalhando pelas Filhas de Jó Internacional.

               Nos veremos muito em breve para celebrar com um abraço apertado essa história e as novas que virão.

 

Tauane Aparecida Sales Santos

Honorável Rainha do Grande Bethel da Bahia 2018-2019

Com amor,

Grande Bethel da Bahia

 

Se desejar, um Grande Conselho Guardião pode aprovar a formação de um Grande Bethel. Este possui um manual de regras e regulamentos específico que difere das leis de um Bethel regular e de outros Grandes Bethéis de outras grandes jurisdições.

A formação de um Grande Bethel na Bahia foi aprovada com o objetivo de reunir as Filhas de Jó da jurisdição baiana, devidamente qualificadas, com o propósito de desenvolver liderança, promover interesse, bem estar e crescimento da Ordem e fazer com que as Filhas tenham um relacionamento mais estreito com o Grande Conselho Guardião do estado. Além disso, faz parte da alçada do nosso Grande Bethel:

  • auxilar na promoção das Filhas de Jó, representando a Ordem para as organizações maçônicas apoiadoras e organizações maçônicas filiadas; 

  • auxilar nas relações públicas entre as várias comunidades através da participação em eventos locais quando solicitado a fazê-lo; 

  • auxiliar na instituição de novos Bethéis dento da jurisdições e/ou outras jurisdições, bem como em Cermônias de Iniciação quando for solicitado e etc;

 

O Grande Bethel da Bahia é formado por Filhas e Membros de Maioridade de 18 a 28 anos.

Clique aqui para saber mais sobre os membros do Grande Bethel da Bahia, o plano de Gestão 2018-2019

e as gestões anteriores. 

O Concurso

A seleção

 

O Processo Seletivo do Grande Bethel da Bahia, ocorrerá no dia 05/07/2019, com início às 16h30min e término às 18h00 no Hotel Fazenda Recanto, situado na Estrada Salinas, Km 08, na cidade de Mutá - Bahia, no mesmo local da Grande Sessão​.

Todas as Filhas de Jó elegíveis ao Grande Bethel deverão ser submetidas a uma seleção que constará de 1 (uma) etapa, que englobará questões sobre: Ritual vigente das Filhas de Jó Internacional; Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional - revisada em 2018 e Manual de Regras e Regulamentos do Grande Bethel da Bahia, aprovado pelo SCG - 3ª Ed., 2018.

A prova será aplicada na Grande Sessão 2019 pela Coordenação do Processo Seletivo e terá duração de 1 hora e 30 minutos a contar a partir do sinal de alerta de início da prova. 

Estarão aptas a participar do Corpo de Oficiais Grande Bethel, as Filhas de Jó que obtiverem as 19 (dezenove) maiores notas. Logo, a participação da Filha de Jó no processo seletivo não lhe garante, necessariamente, um cargo no Grande Bethel. 

Edital de Seleção do Grande Bethel da Bahia - 2019-2020

Inscrição 

 

As Filhas de Jó pertencentes aos Bethéis da jurisdição baiana que desejam participar da seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020 devem ser um membro regular de seu Bethel e ter entre 18 e 28 anos e não ter se casado ou estado grávida. No caso de Membro de Maioridade, deverá estar ativo com as atividades da Ordem.

Atendendo aos critérios de elegibilidade dispostos no Edital, as Filhas que desejam participar devem encaminhar a Carta de Intenção e Carta de Recomendação para o e-mail da Grande Guardiã (idelmondes.gcg@gmail.com) e do Comitê da Seleção do Grande Bethel (comitegrandebethelba@gmail.com) para se inscrever na Seleção Anual do Grande Bethel, ambas devidamente assinadas pela Filha, um dos pais ou tutor legal e um membro executivo do CGB (que não seja relacionado à Filha) que deverá ser enviado no período de 15/04/2019 a 04/06/2019.

Ao enviar as cartas solicitadas, a candidata declara concordar e ter conhecimento de todos os procedimentos explicitados nos editais e atos acerca do concurso.

Só serão aceitas inscrições, no Processo Seletivo do Grande Bethel da Bahia, de Filhas que tiverem realizado a inscrição para a Grande Sessão.

Modelo de Carta de Recomendação aqui

Inscrição

Seleção Grande Bethel da Bahia 2019-2020

Modelo de Carta de Intenção aqui
 

Comitê de seleção do Grande Bethel da Bahia

Os membros do Comitê são membros das Filhas de Jó Internacional nomeados pela Grande Guardiã para a jurisdição baiana. A autoridade e função de tal comitê deve englobar a administração total, promoção e produção da Seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020.

O Comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia deverá ser composto por três (3) membros adultos das Filhas de Jó Internacional e/ou membros do Grande Conselho Guardião do estado da Bahia.

PRESIDENTE
SDA Bahia; PGG, PGB

Ivanildes da Silva Castro de Almeida é a Presidente do Comitê de seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020. Seu dever é, com o auxílio das demais coordenadoras do comitê, ser responsável pela organização e elaboração do processo seletivo, bem como de todos os testes e supervisão de todas as atividades relacionadas ao processo seletivo para ingresso no Grande Bethel.

MEMBRO
Vice Grande Guardiã 

Shirley Moreno Lima Rainer é membro do comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020. Seu dever é auxiliar a Presidente do Comitê na realização dos seus deveres. 

MEMBRO
Grande Bibliotecária

Walquíria Ferreira Matos é membro do comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020. Seu dever é auxiliar a Presidente do Comitê na realização dos seus deveres. 

Para obter um resultado satisfatório na seleção as candidatas devem:

  • Estudar atenciosamente a Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional na sua versão mais atualizada em português;

  • Estudar atenciosamente o Ritual das Filhas de Jó Internacional (e suas alterações) na sua versão mais atualizada em português;

  • Estudar atenciosamente o Manual de Regras e Regulamentos do Grande Bethel da Bahia, aprovado pelo SCG - 3ª Ed., 2018 - Págs. 27 a 32;

  • Reconhecer e estar cientes de todas as regras, regulamentos e manuais da seleção.

Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para visualizar.

Ritual das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para comprar.

Versão E-book (Português). Clique aqui para comprar.

Manual de Regras e Regulamentos do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia das Filhas de Jó Internacional

Versão atualizada. Clique aqui para visualizar.

Ato 006: Dispõe sobre a instituição e nomeação dos membros do Comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia.

Clique aqui para visualizar.

Manuais, atos, decretos e comunicações da seleção do Grande Bethel da Bahia 2019-2020

Biblioteca de arquivos

Materiais de estudo (atualizados)

 

Filhas de Jó Bahia

 

Official website of Bahia Job's Daughter

Contact us: fdjbahia@gmail.com