top of page

Encontro dos Saberes - Por Iamel de Almeida



Aos vinte e um dias do mês outubro do ano de dois mil e dezesseis, na cidade de Vitória da Conquista – Bahia, reuniram-se na Pousada Resort Spa da Conquista dezessete Betheis da jurisdição baiana, juntamente com representantes do Grande Conselho Guardião e membros do Grande Bethel da Bahia, para a realização do Encontro dos Saberes, recebendo a honrosa visita do Supremo Time, integrado por Mom Pat – Suprema Guardiã, Paige – Honorável Rainha do Supremo Bethel, Taila – Miss Filha de Jó Internacional, e ainda a querida SD para o Brasil, Marilee Smiley, que graciosamente veio despedir-se de suas funções e apresentar-nos a vossa sucessora, Marcy Taqua. Ainda contamos com a presença de membros do Grande Conselho Guardião e Grande Bethel de Minas Gerais e a Guardiã do Bethel máter do Rio de Janeiro.


As atividades da programação do encontro começaram às oito horas da noite de sexta-feira, quando ocorreu o cerimonial de abertura, dirigido pela cerimonialista Marina Pinchemel, membro do Bethel 02 de Vitória da Conquista e a tradutora Juliana Nunes, membro do Bethel 23 de Casa Nova. Durante este momento todos os Betheis foram apresentados através de um desfile no qual a história de cada um deles era explanada à medida que as comitivas adentravam no auditório. No prosseguimento da abertura, foi dirigida a palavra para a Guardiã do Bethel anfitrião, tia Bianca Melo, para que a mesma pudesse dar as boas vindas aos presentes e, em seguida, à Vice Grande Guardiã, tia Luana Sandes, que declarou aberto o Encontro dos Saberes onde nos foi recomendado bom proveito de cada momento, pois tudo foi preparado com muito carinho. Logo após, deslocamo-nos para área verde do hotel a fim de assistir uma belíssima apresentação do grupo local de capoeira. Em seguida finalizamos a noite com música ao vivo, momento de descontração com a participação das Filhas de Jó presentes e em especial da MFJI Taila, onde nos foi servido um jantar.


Na data de vinte e dois de outubro, sábado, iniciamos a manhã com uma dinâmica de integração, onde tivemos como facilitadora a Filha de Jó Yasmim Miranda, membro do Bethel 02 de Vitória da Conquista e do Grande Bethel da Bahia. Durante esta atividade nos dispomos em um grande círculo, onde passávamos de mão em mão bexigas que continham perguntas sobre a relação de cada participante com a Ordem, ao som de uma música. Ao pausar a música era regra da brincadeira que a pessoa que estivesse com a bexiga na mão estourasse-a e respondesse a pergunta encontrada. A partir dessa atividade nos foi proporcionada muita descontração e permitiu que cada participante pudesse ouvir os relatos, desejos e sonhos dos outros perante a Ordem.



Na sequência, a Vice Grande Guardiã fez a nomeação dos componentes das equipes distritais do Conselho Púrpura para que os mesmos se dirigissem ao treinamento para o curso de liderança. Enquanto isso os demais participantes se deslocaram para o auditório onde tiveram um minicurso de Libras, ministrado por Samile Barros, membro do Bethel 02 de Vitória da Conquista e também uma palestra sobre liderança, conduzida pelo DeMolay Sérgio Henrique. Encerramos a manhã com a apresentação musical da Filha de Jó Clara Dantas, membro do Bethel anfitrião, juntamente com um almoço.


No período da tarde os participantes foram divididos em dois grupos e a partir de então as Filhas de Jó reuniram-se na área verde com as lideranças juvenis do Supremo Time num piquenique para que pudessem ouvir as propostas de gestão da HRSB e da MFJI e fazer uma troca de experiências, explanando e ouvindo as diversas vivências que já tiveram nas Filhas de Jó Internacional. Paralelamente, os membros de Conselhos Guardiões reuniram-se no auditório com as lideranças adultas do Supremo Conselho para uma reunião coletiva de “tira-dúvidas”, onde foi proporcionado um ambiente propício à esclarecimentos sobre os assuntos da Ordem. Após esta atividade os Grandes Deputados participaram de uma Palestra sobre Liderança, ministrada por tio Abdinak, Mestre Maçom e enquanto isso as Filhas de Jó continuaram com a troca de experiências, mas dessa vez com a tríade do Grande Bethel, representado por Rafaella Delmondes, Danielli Teixeira e Iamel Almeida, as quais mediaram um debate onde foram apresentadas inúmeras propostas de Filantropias, Cultos religiosos, Festivais para angariar fundos e outras atividades.




Durante a noite de sábado ocorreu a Cerimônia Pública do Grande Bethel da Bahia, presidida pela HRGB Rafaella Delmondes, membro do Bethel 14 de Salvador, ocasião na qual foi realizada uma homenagem à nossa grandiosa Suprema Deputada para o Brasil Marilee Smiley pelos serviços prestados às Filhas de Jó Internacional, e à jurisdição baiana, onde tivemos a oportunidade de nos despedir oficialmente desse grande exemplo de Filha de Jó. Para finalizar a noite, fomos recepcionados no Salão da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense com um jantar e, posteriormente, a Festa Temática de “São João Fora de Época”.



Na manhã de domingo, dia vinte e três de outubro, após o café da manhã tivemos uma programação inteiramente descontraída. Os membros do Grande Bethel usaram uma ferramenta criativa para estudar um pouco mais o Ritual e as Regras e Regulamentos de nossa Ordem. As Filhas de Jó se dividiram em equipes de diversas cores para darmos início à nossa atividade e promovemos então uma gincana, a qual foi caracterizada por brincadeiras como dança da cadeira, arremesso de sandálias, verdadeiro ou falso e outras. Uma experiência extremamente positiva, onde puderam aliar o aprendizado a muita energia e integração.


No fim da manhã de domingo, infelizmente, foi chegada a hora da despedida. Neste encontro foi possível reencontrar pessoas queridas, fazer novas amizades, adquirir muito conhecimento e acima de tudo reafirmar todo o compromisso que nós temos com Filhas de Jó Internacional. O que foi proporcionado para cada participante é indescritível. Esse final de semana será relembrado sempre e por todos, mas cada um contará essa experiência de um jeitinho diferente, porém o que fica marcado em nossos corações é a certeza de que multiplicamos amor a cada encontro como esse e que somente unidos é que somos capazes de extrair força uns dos outros para seguirmos adiante sempre em busca do nosso crescimento, afinal é “na união de propósitos que está a força”.


IAMEL DA SILVA CASTRO DE ALMEIDA


2ª Princesa e PHR do Grande Bethel da Bahia;

PHR, PP e Guardiã Diretora de Épocas do Bethel 17 de Muritiba;

PP do Bethel 02 de Vitória da Conquista;

PP do Bethel Jurisdicional da Bahia;

Membro de Maioridade das Filhas de Jó Internacional



Posts em destaque
Posts Recentes
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page