top of page

Filhas de Jó em Minha Vida - 03


Ser Filha de Jó é... É o que? Vish é tanta coisa... é ficar feliz por usar uma camisola branca, gigante e quente, é ficar desesperada para tirar o esmalte lindo que colocou não tem nem dois dias, é ligar dez minutos antes da reunião pedindo uma tiara emprestada, é esquecer a fala que passou um mês decorando, é cantar desafinado porque o som deu problema, é gritar em todas as reuniões abertas: “DeMolay chegou, a comida acabou! ”. É esperar a reunião começar... E espera uma, duas, três horas se for necessário, mas sempre abre as portas do templo com um sorriso no rosto. Ah! Ser Filha de Jó é muito, é responsabilidade, é deveres, é decorar falas às vezes gigantes, é acordar e dormir com uma única coisa na cabeça, é esquecer de tudo ao entrar no Bethel... é o meu mundo. E não é perfeito. O som falha, as meninas falham, mas ser Filha de Jó, é ter alguém para te dar a mão todas as vezes que cair, é ter uma família para te levantar todas as vezes que errar, é não ter medo, porque nunca vai estar sozinha.


30 de maio de 2015. Pouco mais de um ano. Um ano errando e aprendendo ao lado de mulheres que buscam o mesmo propósito que eu. E no dia que entendi isso, finalmente compreendi que ser Filha de Jó vai muito além de usar uma roupa diferente, é muito mais que decorar uma fala, é muito maior que qualquer ritual. Destruam o Bethel e continuaremos sendo Filhas de Jó, porque não somos apenas a reunião, somos os ensinamentos, somos valores passados iniciação após iniciação. Eu sou Filha de Jó não por me reunir aos sábados com um punhado de meninas, mas por reconhecer a irmandade que existe no nosso meio, sou Filha de Jó, porque em meu peito cresce o sentimento enorme de amor pela minha bandeira e o desejo incontrolável de tornar o meu país um lugar melhor, sou Filha de Jó por finalmente entender que a mudança deve começar por mim e por reconhecer que não posso sozinha, a união é o que me fortalece sempre. Sou Filha de Jó porque eu já não posso separar a minha vida dentro e fora da Ordem, sou Filha de Jó porque ser Filha de Jó tornou-se tudo o que eu sou. Sou o Bethel, sou minhas irmãs, sou Jemima, Kezia e Keren, sou a Ordem das Filhas de Jó Internacional. E que Ordem! Mulheres do mundo inteiro unidas por um mesmo laço. Mulheres... somos mulheres acima de tudo, e somos luta, porque ser Filha de Jó não é apenas sonhar com uma sociedade melhor, é criar uma sociedade melhor.


Ah e como sonhamos com o dia em que não haverá mais mulheres sendo agredidas, em que não nos considerarão mais como inferiores, quando nenhuma mulher vai se sentir submissa ou rebaixada. O Bethel chora a cada vez que uma mulher é agredida, porque todas nós Filhas de Jó, em nossa condição de mulher estamos sendo agredidas neste momento. Nós somos, primeiramente, a figura feminina e como tal, reconhecemos quão importante é lutar pelos nossos direitos. A Campanha Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher não é apenas um ideal, é uma forma de atingir milhares de meninas, e mostrar a elas que é preciso se levantar e lutar contra toda a violência que a figura feminina tem sofrido, é o Bethel exigindo o direito de suas Filhas, são as Filhas de Jó em prol do amor, em prol de um mundo mais justo e igualitário. Porque ser Filha de Jó é ser a mudança que nos trará um mundo melhor.

Texto de Letícia Almeida Vivas dos Santos, do Bethel #21 Amor e União, da cidade de Itapetinga, Bahia, Brasil.

Posts em destaque
Posts Recentes
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page