Grande Bethel

Se desejar, um Grande Conselho Guardião pode aprovar a formação de um Grande Bethel. Este possui um manual de regras e regulamentos específico que difere das leis de um Bethel regular e de outros Grandes Bethéis de outras grandes jurisdições.

 

A formação de um Grande Bethel na Bahia foi aprovada com o objetivo de reunir as Filhas de Jó da jurisdição baiana, devidamente qualificadas, com o propósito de desenvolver liderança, promover interesse, bem estar e crescimento da Ordem e fazer com que as Filhas tenham um relacionamento mais estreito com o Grande Conselho Guardião do estado. Além disso, faz parte da alçada do nosso Grande Bethel:

  • auxilar na promoção das Filhas de Jó, representando a Ordem para as organizações maçônicas apoiadoras e organizações maçônicas filiadas; 

  • auxilar nas relações públicas entre as várias comunidades através da participação em eventos locais quando solicitado a fazê-lo; 

  • auxiliar na instituição de novos Bethéis dento da jurisdições e/ou outras jurisdições, bem como em Cermônias de Iniciação quando for solicitado e etc;

 

De acordo com as Regras e Regulamentos do Grande Bethel do Estado da Bahia, o Grande Bethel da Bahia é formado por Filhas que Jó que residem no estado da Bahia e possuem idade entre 18 anos completos e 28 anos incompletos, sendo estas membros regulares em seus Bethéis, ou no caso de Membro de Maioridade estar ativo com as atividades da Ordem. As Filhas elegíveis ao GB para associar-se deverão ser submetidas à Seleção Anual do Grande Bethel da Bahia. O Comitê de Seleção Anual do Grande Bethel da Bahia divulgará maiores informações sobre a próxima seleção em breve.

 

Por lei, os paramentos de um Grande Bethel devem possuir as cores diferentes de um Bethel regular. Na jurisdição baiana o paramento oficial é usado pelas Oficiais e Coral do Grande Bethel em todas as reuniões e visitas oficiais e consiste em uma veste com as mesmas medidas da veste oficial de um Bethel regular, em tecido Oxford na cor pérola, detalhes das faixas de cabeça e cordões do Coral na cor vermelha e cordões das Oficiais na cor pérola. As capas para Honorável Rainha e Princesas são na cor vermelha e as coroas usadas são as coroas de viagens para Grande Bethéis feitas pelo joalheiro oficial. 

Lara Beatriz Barros

Honoravel rainha do Grande Bethel

I

Lara Beatriz Barros tem 19 anos e iniciou no Bethel 24, da cidade de Santa Maria da Vitória, no ano de 2017.

Lara é Past Princesa, Past Honorável Rainha e membro do Bethel 24 e membro por dupla filiação do Bethel 01 de Goiás. Além disso, é filiada ao Bethel Jurisdicional de Goiás e Representante do Supremo Bethel.

Durante o VI Grande Sessão, ao participar da Seleção do Grande Bethel da Bahia, atingiu a maior pontuação e tornou-se a sétima Honorável Rainha do Grande Bethel da Bahia.

"A flor que desabrocha na adversidade é a mais bela e rara"

- Mulan

Logo.png

Para cumprir os objetivos expostos no Manual de Regras e Regulamentos do Grande Bethel da Bahia, as Oficiais da VII Gestão prepararam um Plano de Gestão contendo todos os projetos e planos traçados para a gestão 2021-2022. Para ler o Plano de Gestão, clique aqui.

OFICIAIS E CORAL DA VII GESTÃO DO GRANDE BETHEL

O nosso Grande Bethel é formado por Filhas de Jó de diversas regiões da Bahia, e deve ter pelo menos uma reunião por gestão. Confira abaixo a lista de membros que formam este Grande Bethel e a lista de Representantes do Grande Bethel para servirem na gestão 2021-2022.

Honorável Rainha do Grande Bethel - Lara Beatriz Barros (Bethel 24)

Possui como dever presidir todas as convocações do Grande Bethel e outras cerimônias quando requisitada a fazê-las pela Grande Guardiã, atuar como Oficial Instaladora na Instalação do Grande Bethel, sempre que possível visitar Bethéis para promover o bem estar da Ordem,  representar as Honoráveis Rainhas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Honoráveis Rainhas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Terceira Época e devem auxiliar e guiar as Honoráveis Rainhas da jurisdição baiana na condução de seus deveres.

 

Primeira Princesa do Grande Bethel - Larissa Almeida (Bethel 17)

Possui como dever representar as Primeiras Princesas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Primeiras Princesas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Segunda Época e devem estimular as Primeiras Princesas da jurisdição baiana a estarem preparadas para auxiliar as Honoráveis Rainhas dos seus respectivos Bethéis a qualquer momento. 

 

Segunda Princesa do Grande Bethel - Fernanda Janoário (Bethel 17)

Possui como dever representar as Segundas Princesas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Segundas Princesas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Primeira Época e devem estimular as Segundas Princesas da jurisdição baiana a estarem preparadas para auxiliar as Honoráveis Rainhas dos seus respectivos Betheis na promoção da fraternidade nos Bethéis.

 

Guia do Grande Bethel - Thais Adorno (Bethel 30)

Possui como dever representar as Guias do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Guias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Guias da jurisdição baiana a estudarem e desenvolverem os trabalhos de solo do Ritual e Livro de Cerimônias Oficial e/ou GCG – Bahia e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para escolta de visitantes e das peregrinas durante a cerimônia de Iniciação.

 

Dirigente de Cerimônias do Grande Bethel - Ana Beatriz Dantas (Bethel 02)

Possui como dever representar as Dirigentes de Cerimônias do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Dirigentes de Cerimônias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Dirigentes de Cerimônias e Portas Bandeira da jurisdição baiana a estudarem o Protocolo das Bandeiras e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para a escolta da bandeira do Brasil e da bandeira do Bethel. 

Capelã do Grande Bethel - Ana Carolina Junqueira (Bethel 29)

Possui como dever representar as Capelãs do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Capelãs do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Capelãs da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para comparecer ao Altar. Além disso, será dever da Capelã do Grande Bethel apresentar diversidades religiosas que podem ser exploradas na realização do Culto Religioso da gestão.

 

Bibliotecária do Grande Bethel - Laís Pinto (Bethel 17)

Possui como dever representar as Bibliotecárias do estado da Bahia, desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Bibliotecárias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Bibliotecárias da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e desenvolverem projetos de estudos e literatura nos seus respectivos Bethéis e desenvolver um Boletim Online com as notícias do Grande Bethel e Betheis da jurisdição baiana a cada trimestre. 

Secretária do Grande Bethel - Isabelly Ayres (Bethel 28)

Possui como dever representar as Secretárias do estado da Bahia, ser responsável pelas comunicações do Grande Bethel e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Secretárias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Secretárias da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres, mostrando de forma clara como deve ser a atuação de uma Secretária no Bethel. 

 

Tesoureira do Grande Bethel - Eduarda Gabriela Severo  (Bethel 30)

Possui como dever representar as Tesoureiras do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Tesoureiras do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Tesoureiras da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres, mostrando de forma clara como deve ser a atuação de uma Tesoureira no Bethel. 

Musicista do Grande Bethel - Ana Carolina Lopes (Bethel 14)

Possui como dever representar as Musicistas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Musicistas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Musicistas da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e auxiliar sempre que necessário na produção de Roteiros de Músicas para serem usados nas reuniões do Bethel.

Primeira Mensageira do Grande Bethel - Graziele de Cássia (Bethel 15); Segunda Mensageira do Grande Bethel - Ana Lívia Santos (Bethel15); Terceira Mensageira do Grande Bethel - Tauane Sales (Bethel 14); Quarta Mensageira do Grande Bethel - Marcellie Maciel (Bethel 31); Quinta Mensageira do Grande Bethel - Anna Luiza Cseko (Bethel 17)

Possuem como dever representar suas respectivas Mensageiras do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as suas respectivas Mensageiras do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nos relatos da vida de Jó e devem estimular as Mensageiras da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e desenvolver a oratória. 

Guarda Interna do Grande Bethel - Sara Marinho  (Bethel 01); Guarda Externa do Grande Bethel - Maria Fernanda Soares (Bethel 02)

Possuem como dever representar suas respectivas Guardas Internas e Guardas Externas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as suas respectivas Guardas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Guardas da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e sempre que necessário ensinar o procedimento correto da atuação das Guardas Internas e Externas em uma reunião do Bethel.

Primeira Zeladora do Grande Bethel - Maria Yasmin Feitosa ( Bethel 28); Segunda Zeladora do Grande Bethel - Allana Vieira (Bethel 22)

Possuem como dever representar as Zeladoras do estado da Bahia e desenvolver trabalhos com as Guardas dos Betheis da Bahia mostrando que elas são as embaixadoras do bem estar e proteção dos interesses da Ordem.

Porta Bandeira do Grande Bethel - Dalila Antônia Santiago (Bethel 17)

Possui como dever representar as Porta Bandeiras do estado da Bahia e apresentar a Bandeira do Bethel durante as ritualísticas do Grande Bethel.

Coral - Ingrid Farias (Bethel 28); Camila Palmeira (Bethel 09); Carolina Coelho (Bethel 04); Gabriele Silva (Bethel 05); Juliana Soares (Bethel 15)

Possuem como dever representar os membros do Coral do estado da Bahia e auxiliar as Oficiais do Grande Bethel nos trabalhos de promoção do Grande Bethel e das Filhas de Jó Internacional.

REPRESENTANTES DO GRANDE BETHEL

Deve haver pelo menos uma Representante do Grande Bethel para cada Bethel do Estado da Bahia. Cada Representante do Grande Bethel deverá manter contato com o Bethel que lhe foi designado com o objetivo de promover o Grande Bethel e servir de auxílio para possíveis dificuldades que o Bethel designado possa enfrentar. 

Bethel 01: Maria Yasmin Feitosa

Bethel 02: Dalila Gusmão

Bethel 03: Thaís Adôrno

Bethel 04: Juliana Soares

Bethel 05: Marcellie Maciel

Bethel 06: Anna Luiza Cseko

Bethel 08: Dalila Gusmão

Bethel 09: Ingrid Farias

Bethel 10: Tauane Sales

Bethel 12: Allana Vieira

Bethel 14: Ingrid Farias

Bethel 15: Larissa Almeida

Bethel 16: Laís Tosta

Bethel 17: Ana Lívia Souza

Bethel 18: Graziele de Cássia da Silva

Bethel 19: Maria Fernanda Soares

Bethel 20: Isabelly Ayres

Bethel 21: Carolina Coelho

Bethel 22: Camila Palmeira

Bethel 23: Carolina Coelho

Bethel 24: Sara Marinho

Bethel 25: Ana Carolina Lopes

Bethel 26: Eduarda Gabriela Severo

Bethel 27: Gabriele Silva

Bethel 28: Gabriele Silva

Bethel 29: Fernanda Janoário

Bethel 30: Juliana Soares

Bethel 31: Camila Palmeira

Bethel 32: Ana Beatriz Dantas

Bethel 33: Ana Carolina Junqueira

Bethel UD Seabra: Lara Beatriz Barros