Principais Perguntas e Respostas

1. Qual o objetivo da organização Filhas de Jó Internacional? 

O objetivo dessa organização é reunir moças para o crescimento moral e espiritual, para desenvolver liderança, buscar conhecimento, ensinar amor a Deus, amor ao País, respeito por sua Bandeira, amor ao lar e à família, e reverência aos ensinamentos das Sagradas Escrituras. 

 

2. As Filhas de Jó Internacional é uma organização secreta?

Não. Por ser uma organização fundada com raízes na Maçonaria e na Ordem da Estrela do Oriente é comum relacionar as Filhas de Jó como uma organização secreta, no entanto nossas leis e cerimônias são acessíveis a todos. Nosso Ritual, por exemplo, está publicado e arquivado na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C, EUA.

 

Apesar de termos reuniões fechadas, isto é, reuniões nas quais apenas membros frequentam, os pais; avós e responsáveis legais das Filhas de Jó e mulheres com mais de vinte anos que possuam relacionamento maçônico sempre são bem-vindos(as) e incentivados(as) a participarem das nossas atividades. Nossos membros nunca são encorajados a fazerem promessas ou ações que possam ser contrárias aos seus valores morais e crenças pessoais.

 

3. Qual a religião oficial das Filhas de Jó?

As Filhas de Jó Internacional não possuem uma religião oficial, seus membros possuem as mais diversas religiões. Há casos de Filhas de Jó de diversas denominações como cristãs católicas, evangélicas ou espiritas; judias, muçulmanas, etc. 

 

4. Quem pode ser Filha de Jó?

Moças com idade entre dez e vinte anos que possuem parentesco Maçônico. Parentesco Maçônico deve ser interpretado como um parentesco por sangue, casamento ou lei com:

  • um Maçom;

  • sua esposa ou viúva;

  • um membro das Filhas de Jó;

  • ou um Membro de Maioridade das Filhas de Jó. 

 

No entanto, em assembléia durante a Suprema Sessão 2015, foi definido que a partir da publicação da emenda na constituição, após um longo e exaustivo processo de busca pelo parentesco maçônico, uma jovem pode ser apadrinhando por um Membro de Maioridade das Filhas de Jó, que não seja a Guardiã do Bethel junto a um Mestre Maçom. Além disso, também não são elegíveis mulheres com idade inferior a vinte anos que tenham se casado, divorciado, cujo casamento tenha  sido anulado ou que estejam ou já tenham estado grávida, exceto em caso de estupro (ou terminologia equivalente) ou incesto.

 

5. As Filhas de Jó possuem um uniforme?

Sim. Em todas as reuniões regulares e eventos especiais as Filhas de Jó usam uma veste branca similar as vestes gregas. As Filhas de Jó que são nomeadas como oficiais usam a veste com o cordão na cor branca. Por outro lado, as Filhas que fazem parte do Coral do Bethel usam a veste com o cordão na cor roxa. Capas roxas e coroas são usadas pelas Filhas que representam as três filhas de Jó nas quais lemos na Bíblia. 

 

Vestes e capas diferente das cores branca e roxa são usadas especialmente por Bethéis Jurisdicionais, Grandes Bethéis e pelo Supremo Bethel. Estes Bethéis possuem uma atuação diferente do Bethel regular e por lei devem usar paramentos diferentes dos paramentos usuais. O Grande Bethel da Bahia, por exemplo, usa uma veste na cor pérola e capas vermelhas. 

 

6. O que é o Ritual das Filhas de Jó Internacional?

É um livro no qual aborda o roteiro das reuniões e os principais ensinamentos das Filhas de Jó. Quando um membro exerce sua função em uma reunião do Bethel ela aprende a palestra do seu posto através desse livro. Ao estudar o Ritual, a Filha de Jó aprende:

  • executar sua função de forma satisfatória;

  • o básico dos procedimentos parlamentares;

  • discursar em público;

  • ensinamentos das Épocas; 

  • noções sobre liderança e etc. 

 

7. Onde as Filhas de Jó se reúnem?

As Filhas de Jó se reúnem em um recinto chamado Bethel, nome que significa "lugar sagrado". Na Bahia, muitos Bethéis são patrocinados por Lojas Maçônicas, neste caso as Filhas se reúnem nos Templos Maçônicos e durante suas reuniões chamam o templo de Bethel. 

 

8. A organização possui alguma orientação adulta? 

Sim. Em um Bethel regular as Filhas são orientadas e supervisionadas por um grupo de voluntários adultos chamado Conselho Guardião do Bethel. Este Conselho Guardião pode ser formado por familiares das Filhas de Jó, Membros de Maioridade e Maçons. 

 

9. Como posso me tornar uma Filha de Jó? 

Se você possui os requisitos listados na resposta da pergunta 4 siga os próximos passos:

 

- Preencha sua Petição para Associação clicando aqui 

- Entre em contato com o Bethel da sua cidade através da nossa Lista de Bethéis 

- Após entrar em contato com o Bethel da sua cidade, entregue sua Petição para Associação para um membro do Bethel.

 

Sua Petição será lida em uma reunião e o Bethel irá entrar em contato com você para marcar uma visita em sua casa. A visita possui como finalidade conhecer mais a candidata que deseja ingressar nas Filhas de Jó e os pais ou tutores legais. Caso for aceita, os membros do Bethel irão notificar através de um comunicado a data da Cerimônia de Iniciação e as informações sobre demais itens importantes como a confecção da veste; mensalidade e taxas de iniciação. 

 

10. Como fundar um Bethel?

A sra. Isabella Delmondes é uma das responsáveis por promover Bethéis e instituí-los. Entrando em contato com ela você terá as principais informações e o auxílio necessário para a fundação de um Bethel. O primeiro passo para fundar um Bethel na jurisdição baiana é entrar em contato com a Grande Guardiã da Bahia, a sra. Isabella Delmondes, através do email idelmondes.gcg@gmail.com.

 

Filhas de Jó Bahia

 

Official website of Bahia Job's Daughter

Contact us: fdjbahia@gmail.com