top of page

Seleção Grande Bethel da Bahia 2023 - 2024

2021-2022

Se desejar, um Grande Conselho Guardião pode aprovar a formação de um Grande Bethel. Este possui um Manual de Regras e Regulamentos específico que difere das leis de um Bethel regular e de outros Grandes Bethéis de outras grandes jurisdições.

A formação de um Grande Bethel na Bahia foi aprovada com o objetivo de reunir as Filhas de Jó da jurisdição baiana, devidamente qualificadas, com o propósito de desenvolver liderança, promover interesse, bem estar e crescimento da Ordem e fazer com que as Filhas de Jó tenham um relacionamento mais estreito com o Grande Conselho Guardião do estado. Além disso, faz parte da alçada do nosso Grande Bethel:

  • Auxiliar na promoção das Filhas de Jó, representando a Ordem para as organizações maçônicas apoiadoras e organizações maçônicas filiadas; 

  • Auxiliar nas relações públicas entre as várias comunidades através da participação em eventos locais quando solicitado a fazê-lo; 

  • Auxiliar na instituição de novos Bethéis dento da jurisdições e/ou outras jurisdições, bem como em Cermônias de Iniciação quando for solicitado e etc.

 

O Grande Bethel da Bahia é formado por Filhas e Membros de Maioridade.

Grande Bethel da Bahia

Âncora 1
Âncora 2

A seleção

O Processo Seletivo do Grande Bethel da Bahia ocorrerá no dia 01/07/2023, a partir das 9h (nove horas). Todas as Candidatas ao Grande Bethel deverão ser submetidas à seleção virtual que consistirá na realização da seguinte etapa única:

 

  • Prova Escrita: Questões objetivas sobre o Ritual vigente das Filhas de Jó Internacional; Constituição e Estatuto das Filhas de Jó Internacional - revisada em 2022, Constituição, Estatuto e Manual de Regras e Regulamentos do Grande Conselho Guardião da Bahia, aprovado pelo SCG - Ed. 2022 e atualidades referentes às Filhas de Jó Internacional. 

 

A Prova Escrita será formada por 30 (trinta) questões objetivas e terá duração de 1 hora e 30 minutos

Estarão aptas a participar do Corpo de Oficiais Grande Bethel, as Filhas de Jó que obtiverem as 19 (dezenove) maiores notas. Logo, a participação da Filha de Jó no processo seletivo não lhe garante, necessariamente, um cargo no Grande Bethel. 

EDITAL 2023 - SELEÇÃO DO GRANDE BETHEL DA BAHIA

Âncora 3

Inscrição 

As Filhas de Jó pertencentes aos Bethéis da jurisdição baiana que desejam participar da seleção do Grande Bethel da Bahia 2023-2024 devem ser um membro regular de seu Bethel e ter entre 18 anos completos e 28 anos incompletos e não ter se casado ou estado grávida, salvo exceções. No caso de Membro de Maioridade, deverá estar ativo com as atividades da Ordem.

Atendendo aos critérios de elegibilidade dispostos no Edital, as Filhas que desejam participar devem se inscrever através do Formulário de Inscrição disposto no edital, até dia 05/06/2023.

Ao se inscrever, a candidata declara concordar e ter conhecimento de todos os procedimentos explicitados no edital do concurso.

Comitê de seleção do Grande Bethel da Bahia

Âncora 4

Os membros do Comitê são membros das Filhas de Jó Internacional nomeados pela Grande Guardiã para a jurisdição baiana. A autoridade e função de tal comitê deve englobar a administração total, promoção e produção da Seleção do Grande Bethel da Bahia 2023-2024.

O Comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia deverá ser composto por três (3) membros adultos das Filhas de Jó Internacional e/ou membros do Grande Conselho Guardião do estado da Bahia.

Luana Sandes
Past Grande Guardiã do GCG-BA Past Guardiã do Bethel #01 de Paulo Afonso-BA Púrpura Real

Luana Sandes de Almeida é a Presidente do Comitê de seleção do Grande Bethel da Bahia 2023-2024. 

 

Seu dever é, com o auxílio das demais coordenadoras do comitê, ser responsável pela organização e elaboração do processo seletivo, bem como de todos os testes e supervisão de todas as atividades relacionadas ao processo seletivo para ingresso no Grande Bethel.

Erika Fernanda Vieira

Vice Grande Guardiã do GCG-BA Past Guardiã do Bethel #05 de Feira de Santana-BA
Púrpura Real

Erika Fernanda Vieira é membro do comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia 2021-2022. 

 

Seu dever é auxiliar a Presidente do Comitê na realização dos seus deveres. 

Isabella Delmondes

Past Grande Guardiã do GCG-BA Past Guardiã do Bethel #14 de Salvador-BA Púrpura Real

Isabella Delmondes  é membro do comitê de Seleção do Grande Bethel da Bahia 2021-2022. Seu dever é auxiliar a Presidente do Comitê na realização dos seus deveres. 

bottom of page