top of page

Encontro dos Saberes - Por Rafaella Delmondes



No processo de nos tornamos rosas maduras, aprendemos a ter coragem para utilizar a expressão “ainda não sei”, pois esse é um sinal de sabedoria; na vida precisamos admitir que não sabemos tudo, mas que continuaremos pesquisando e caminhando, por isso dizemos “AINDA não sei”, visto que podemos e vamos buscar saber.


Com esse pensamento, inicio meu relatório do Encontro dos Saberes direcionado para a participação do Grande Bethel. Precisamos perceber que esse Encontro não começou no dia 21, mas sim com poucos meses disponíveis para que a Comissão Organizadora se empenhasse em organizar um excelente evento. E com o Grande Bethel não foi diferente: a Mesa Redonda, Gincana e Homenagem a Suprema Deputada Marilee Smiley foram montadas com muito carinho.


No dia 22, após uma roda de conversa agradável com a Honorável Rainha do Supremo Bethel, Paige e a Miss Internacional, Taila tivemos a oportunidade de realizar a Mesa Redonda do Grande Bethel. Nesse momento, foi possível que irmãs de diversos Bethéis do estado compartilhassem experiências bem sucedidas de seus respectivos Bethéis. Apresento aqui algumas das muitas experiências exitosas que foram compartilhadas.




Um grande número de Bethéis faz parceria com a Loja, Capítulo e Fraternidade de sua cidade, conseguindo assim desenvolver eventos ainda maiores. Ocorre, também, uma variedade de filantropias com crianças, idosos, animais e grupos que necessitam, especialmente, nas épocas festivas como dia das crianças, páscoa e natal. Algumas das doações anunciadas foram: Kg de alimento, livros para escolas e creches, doação de cabelo para pacientes com câncer e sangue.


Além da doação material, apresentações e performances são realizadas pelas Filhas dos Bethéis. Existem Bethéis, por exemplo, que realizam competições para o estudo da Ordem e relacionam essa atividade com a elaboração de trabalhos e dinâmica nas filantropias, especialmente, em abrigos de idosos. Outros Bethéis, ainda, realizam simulados voltado para o Enem, requerendo de pagamento da entrada 1kg de alimento. Há Bethéis, também, que desenvolvem apresentações artísticas,, como peças de teatro sobre a história da Ordem e de Jó para apresentar nas filantropias.


Nesse sentido, acerca dos festivais, observamos que a realização de chás beneficentes é um dos modelos de arrecadações e de confraternização mais popular entre os Bethéis, estabelecendo um preço fixo e comidas como bolo, torta, biscoito, pães, café, chá e suco à vontade para os convidados a partir das 16 horas, horário propício para o evento. Além disso, Feijoadas, ForróJó e Caruru também foram citados como modelos de festivais de sucesso.

Como sabemos, em cada gestão, é preciso ser feito um culto religioso e as meninas citaram alguns locais como Templo Budista, Centro Espírita, Terreiro de Umbanda, Igreja Católica e Igreja Evangélica, aonde elas fizeram visitas ou participaram de palestras aprendendo um pouco mais e sanando as dúvidas sobre os rituais praticados.


Com efeito, foi uma experiência engrandecedora partilhar desse momento com cada irmã presente e, nessa oportunidade, gostaria de colocar cada fala e cada vírgula dita nesse relatório, porém não sendo possível fico feliz de, pelo menos, expor um pouco do que conversamos.



À noite, no mesmo dia, o Grande Bethel juntamente com algumas irmãs do Bethel 02 realizou uma Homenagem a quem fez tanto pelas Filhas de Jó Internacional, a senhora Marilee Smiley Suprema Deputada para o Brasil. Sem dúvidas, ela é uma inspiração para todas nós, sendo um exemplo de alguém que se doou pela Ordem e hoje, merecidamente, recebe nossas homenagens; como dito na reunião, temos certeza que as meninas que futuramente iniciarão e, conhecerão a historia de nossa irmã ilustre, serão sensibilizadas e inspiradas pela vossa história.




No domingo, dia final de nosso encontro, houve a gincana de integração do Grande Bethel, infelizmente alguns Bethéis já estavam se preparando para retornar para suas cidades, contudo, apesar disso, conseguimos ter um excelente momento de integração e descontração, integrando as irmãs em um clima agradável de celebração.

Segue um parecer da equipe vencedora sobre a gincana:


“Um dos melhores momentos do Encontro dos Saberes, foi a gincana entre Filhas de Jó, como a frase tema do evento que dizia: “O conhecimento só cresce a medida que se reparte”, pudemos fazer ir através das perguntas e respostas sobre nossa Ordem.

Nós gritamos, torcemos, mas também fortalecemos assim, as amizades feitas durante o Encontro. Além de termos conhecido um pouco mais sobre as irmãs de diferentes Bethéis.

PS. Espero ter a chance de reencontrar vocês meninas.”


Geovana Luz HR do Bethel 20 de Livramentense

Layana Oliveira, Coral do Bethel UD Princesas da União

Jaqueline Dourado, Primeira Princesa do Bethel 10 Ireencense


Por fim, aos poucos fomos nos despedindo das irmãs e desse evento criativo e enriquecedor, porém não nos despedimos das diversas novas lembranças e saberes adquiridos, voltamos para os nossas vidas diárias com a noção de que devemos continuar sempre buscando conhecer e aprender algo novo.


Rafaella Delmondes Pinto da Silva

Honorável Rainha do Grande Bethel da Bahia

PHR, PP e Guardiã Secretária do Bethel 14, Salvador

Membro de maioridade das Filhas de Jó Internacional


Posts em destaque
Posts Recentes
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page