top of page

Grande Bethel da Bahia conclui o Ciclo de Palestras



O Estado da Bahia tem, desde o ano de 2012, uma campanha em Combate à Violência Contra a Mulher, idealizado pelo tio Joel Jr, membro do Bethel 23 de Casa Nova.


Anualmente são adotados temas, direcionados pelo Grande Bethel da Bahia e supervisionados pelo Grande Conselho do Estado, para que sejam trabalhados por todo a jurisdição.


O tema adotado para o ano de 2020 é “Relacionamento Abusivo”, com ênfase no combate à Misoginia, Feminicídio e Discriminação sofrida pela Mulher (Chega de MiMiMi).


Junto com a adoção do tema, o Grande Bethel elabora atividades que irão nortear o desenvolvimento da campanha pelos Betheis. De acordo com o lema “Conhecer para Transformar”, as atividades da campanha em questão se dividiram em 2 etapas: Conhecer o tema (a ser desenvolvida ao longo do 1º semestre do ano) e Transformação Social (a ser desenvolvido ao longo do 2º semestre do ano).


Como as atividades presenciais das Filhas de Jó estão suspensas, o Grande Bethel buscou adaptações para que o assunto, de extrema pertinência e necessidade, pudesse ser debatido e a atividade pensada para o semestre em vigor se tornasse viável. Nesse sentido, surgiu o Ciclo de Palestras.


O Ciclo aconteceu ao longo do mês de maio, durante as sextas-feiras, a partir das 19h, com convidados especiais para direcionar os temas de cada momento.

No dia 08/05, a convidada foi Tainá Menezes, Membro de Maioridade é Psicóloga, que conversou sobre o Relacionamento Abusivo e a Discriminação sofrida pela Mulher.

No dia 15/05, a convidada foi Sarah Oliveira, Membro de Maioridade e Bacharela em Relações Internacionais, que abordou sobre o Relacionamento Abusivo e a Misoginia.

No dia 22/05, a convidada foi Tia Jacyane Caroline, Grande Secretária do GCG-Ba e Bacharelanda em Direito, que falou sobre o Relacionamento Abusivo e Feminicídio.


Para concluir o Ciclo, tivemos no dia 29/05 dois convidados: Tio Joel Jr, Idealizador da Campanha e Advogado, que conversou sobre o surgimento desta Campanha e suas motivações e Luciane Silva, Psicóloga e Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Valença, que concluiu conversando sobre o Relacionamento Abusivo e seus reflexos.


Foram noites muito proveitosas, de troca de conhecimentos, experiências, relatos e fortalecimento dessa atividade aqui em nosso Estado, expandindo-a para todo o Brasil, pois contamos com a participação de membros de diversas jurisdições.

Posts em destaque
Posts Recentes
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page